Publicidade


"Sua Marca Aqui"

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Poder Feminino no Metal - Documentário

O Poder Feminino No Metal

Documentário mostra o papel da mulher 
no metal nacional.
(Texto colaborativo para o site Leda Rocker)
por Cléo Batista


Gracielle Fonseca


Noite de quarta-feira, no Centro Cultural da UFMG, em Belo Horizonte, a cena do metal feminino mineiro (e o masculino também), privilegia a exibição do curta “Mulheres no Metal”, da diretora Graciele Fonseca, que foi co-autora do documentário “Ruido das Minas”.
“Isso aqui é só um ponta pé. Um ponta pé dado de salto ou coturno, não importa. O que importa é que, a partir daqui, dá-se visibilidade a um processo que já acontece há tempos, velado ou manipulado por opiniões machistas, mas que constrói a história do heavy metal – a presença das metalheads. musicistas, produtoras, fãs, entusiastas, escritoras, pensadoras, fotógrafas, tatuadoras, lojistas… elas são tantas! E tão diferentes! Seria muita pretensão cercar esse universo tão rico. Mas, de algum lugar, eu precisava partir. Decidi que seria do começo. E assim, surgiu o vídeo Mulheres no Metal.” Graciele Fonseca.


O curta, muito bem montado, mostra o ponto de vista do lado feminino do metal, as dificuldades, a luta contra o machismo e a busca pela própria essência ao encontrar o estilo certo. Nos 23 minutos da produção, aparecem bandas como Placenta de BH, de Brasília. Todas as mulheres entrevistadas concordaram que o caminho feminino no metal é bem mais duro e difícil que o dos meninos. “Precisamos ler mais, buscar mais informação para podermos nos inserir no grupo. A cobrança no mundo do metal é maior (será que já não passou da hora dessa bobeira de preconceito acabar?)”, comentam.







Um dos pontos mais legais do documentário, além de ver as meninas tocando e cantando, foi a informação sobre o festival She Shake The Earth, de metal e só com bandas femininas, apresentado em Brasília e coordenado pela Rosane Galvão, da Banda Flâmea.




O curta já está no Youtube curtam e aproveitem para se inscreverem no canal da Gracielle Fonseca. Segue o link :



Ficha Técnica
Curta metragem: Mulheres no Metal
Duração: 23min
Equipe técnica:
- Argumento, produção e edição: Gracielle Fonseca
- Arte-final e edição: Clebin Quirino
- Imagens: Gracielle Fonseca, Satiro Saone, Vetrô Vetromille


Agora que o vídeo foi lançado, e muito bem lançado, ele será disponibilizado no bloghttp://mulheresnometal.wordpress.com

Texto: Cléo Batista (Samms)
Fotos: Leandro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pelo Mundo

Publicidade

Publicidade
sua marca aqui

Colaboração Voluntária

As matérias, artigos aqui publicadas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores; suas opiniões não refletem necessariamente as de Leda Rocker.
Fotos, imagens, vídeos e afins, aqui expostos, são publicados com a permissão de seus respectivos autores e colaboradores. Assim sendo , exclusivamente trabalho colaborativo, voluntário e sem fins lucrativos.