Publicidade


"Sua Marca Aqui"

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Coluna do Elmo - O Rock and Roll é Reverenciado no VII Rato and Roll

O Rock and Roll é reverenciado no VII Rato and Roll


O Rock and Roll é um dos estilos de música mais aclamado em todo mundo e por conta disto ele tem o seu dia onde os amantes por essa cultura o reverenciam e prestam suas homenagens em uma grande comemoração tribal. Esse dia é o dia 13 de julho, que neste ano caiu em um sábado, nada mais propício para uma celebração do metal. Na região norte de BH mais precisamente no bairro São Tomas, o local escolhido foi o Bar do Rato, onde foi realizado o VII Rato and Roll, com muita gente bacana, cerveja gelada, paz, harmonia e é claro muito Rock and Roll. A música que é o que mais importa nessa data, ficou por conta das bandas TremBemDitos, Má Reputação, Engrenagem e Delírio Fantasma. À tarde de sábado foi chegando e o clima rocker já imperava no ar. Aos poucos o local foi tomado por roqueiros ensandecidos, sedentos por muito rock e outras coisitas.

A banda TremBemDitos subiu ao palco e enquanto passavam o som e se ajeitavam em seus lugares, nós, o público nos satisfazíamos com mais uma cerveja. A banda TremBemDitos é formada por Othon Saboia, guitarra, teclado e voz, Laloocha, guitarra e voz, Thiago Champs, bateria e Ricardo Augusto, baixo e voz e tem em sua filosofia produzir música de qualidade aproveitando as multi-influências dos integrantes, seja compondo suas próprias músicas ou interpretando artistas renomados do rock nacional e internacional. Os TremBemDitos, que tocaram pela primeira vez no Rato and Roll agradaram ao público e conseguiram manter o pique da galera ao mesclarem suas composições com grandes clássicos do Rock. O vocalista Othon Saboia falou do sentimento de ter participado do evento: “Tocar no Rato and Roll no dia internacional do rock foi muito bom. Rock, amigos e cerveja gelada... Foi assim que aconteceu... Só tenho a agradecer a todos que foram e prestigiaram... E viva o rock, fio duma égua!"

A banda a dar sequência à celebração foi a Má Reputação e com seu rock pesado onde interpretam Judas Priest, Dio, Ramones, entre outros grandes do hard rock e heavy metal dos anos 70 e 80, a banda esquentou de vez a noite dos presentes que esqueceram de vez o frio que assolava lá fora. Formada por Pablo Fernandes, baixo, Guilherme Carmo, guitarra, Elimar Trolha, guitarra, Alexandre Assis, bateria e Elvis Dias, vocal, a banda demonstrou um entrosamento incrível entre si e com o público, que chegou a gritar o seu nome no meio do show, reverenciando estes músicos de excelente qualidade.
O vocalista Elvis Dias disse ao final do show: “Apesar da improvisação de última hora, as bandas estão de parabéns pela doação a um evento que tem por objetivo levar entretenimento ao povo mais carente da periferia de BH, num dia bastante significativo, o dia mundial do Rock. Estou satisfeito, por mais uma vez, na sétima edição poder ter participado do evento com minha banda Má Reputação e agradeço a todos que contribuíram, ao público que compareceu em peso e agitaram o tempo todo, aos vizinhos que nunca reclamaram, e ao Rato por ceder o espaço no seu bar.” 
A banda Engrenagem que tem em sua formação Alípio Otávio, guitarra e voz, Pedro Gonçalves, Baixo e Tadeu dos Santos, Bateria, é a banda que toca desde a primeira edição do festival e por isso tem um carinho todo especial com o evento e recebe esse carinho de volta. O público que já estava louco a essa altura, interagiu com a galera do Engrenagem e promoveram um grande ritual rocker no Bar do Rato ao som de grandes clássicos como Led Zeppelin, Deep Purple, Jerônimo, entre outros. A banda produziu uma efervescência sonora que invadiu os corações e mentes provocando uma pulsação intensa que não permitiu a ninguém ficar parado.

A banda incumbida de fechar a noite foi a estreante no festival, Delírio Fantasma que é formada por Pedro Cataldo, guitarra e vocal, Bruno Batista, (Tapioca), baixo, Ricardo Fernandes, bateria, José Luiz Estevam, vocal e gaita, com uma influência da psicodelia que provocou uma avalanche cultural nos anos sessenta, a banda Delírio Fantasma, despejou suas composições sonoras com uma interpretação visceral e contagiante que parecia que o público presente era total conhecedor de suas músicas e eles fecharam a sétima edição do Rato and Roll com maestria, mantendo a magia que só o rock possui.

A noite de comemoração ao dia do rock foi perfeita e mais uma vez o Festival Rato and Roll provou que a periferia pode e deve receber cada vez mais eventos culturais, sejam eles musicais, teatrais, de cinema ou qualquer vertente da cultura. O público saiu satisfeito com o que rolou, mas também convencido de que o que é oferecido aos periféricos não é o suficiente que eles merecem e com a certeza de que com a falta de espaços e iniciativas de apoio aos artistas independentes que não se vendem a indústria cultural massificante que impera em nosso país, a periferia é a grande válvula de escape, a saída óbvia para se quebrar esse monopólio artístico cultural tão prejudicial a todos amantes da cultura.

Essa constatação você pode perceber na fala do produtor cultural Nilton Ferreira: “Todos os anos, eu e meus amigos procuramos um bom lugar para comemorar o Dia Mundial do Rock. Ano passado fui convidado, pelo produtor do evento, para montar o playlist e botar pra tocar... Aí chamei a turma e nossa comemoração foi excepcional... Cerveja a preço de custo, galera animada, respeitosa, bandas mandando bem demais... Foi quando os lindos do Diogo e da Tamara se conheceram... Este ano não foi diferente, reunimos a galera novamente e comemoramos o aniversário do Felipe! Sem sombra de dúvida, o Rato and Roll virou tradição nas nossas vidas!

A semente está plantada, a cultura não pode ser controlada e impedida de alcançar a todos sem descrição de lugar ou classe social, o povo já descobriu isto agora falta as autoridades se curvarem e darem uma sustentação para realização de eventos deste porte, tanto financeira como estrutural. Os periféricos aguardam essas mudanças, mas, enquanto elas não chegam vai se construindo da melhor forma possível, com muito esforço, colaboração, harmonia, paz e Rock and Roll.

veja mais fotos em 


Por: Elmo Gomes 
elmogomest@gmail.com

Local: Bar do Rato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pelo Mundo

Publicidade

Publicidade
sua marca aqui

Colaboração Voluntária

As matérias, artigos aqui publicadas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores; suas opiniões não refletem necessariamente as de Leda Rocker.
Fotos, imagens, vídeos e afins, aqui expostos, são publicados com a permissão de seus respectivos autores e colaboradores. Assim sendo , exclusivamente trabalho colaborativo, voluntário e sem fins lucrativos.