Publicidade


"Sua Marca Aqui"

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PARTE IV - ROCK PROGRESSIVO - 1970 O SONHO ACABOU...

ROCK PROGRESSIVO AINDA VIVO E RESPIRANDO!
IV PARTE
1970 O SONHO ACABOU, FIM DOS BEATLES, FIM DE UMA ERA!



Os Beatles acabaram! Definitivamente! Paul McCartney anuncia que estava saindo da banda acompanhado de sua esposa Linda McCartney! Facada nas costas do parceiro que disse que faria isto meses atrás, mas o mesmo o dissuadiu de tal numa reunião nos escritórios de sua produtora, a Apple. O mundo se entristecia, fim de uma era! A mágica não existia mais, acabou chorare! O mundo amanhecia naquele 10 de abril de 1970 com um sabor amargo na boca, enfim os Beatles, patrimônio nacional que durante os anos 60 irradiaram uma luz guia para a esperança mundial, combalida pelos tempos de guerra fria e ataques ao Vietnam. Acabou-se a química, como o relacionamento que chega ao fim, desfez-se a união entre os quatro jovens que embalaram o mundo com suas canções. A maturidade beirava a porta e o cinismo dos novos tempos invadia os lares com seus anúncios de uma nova década pela frente. Fazer o quê, né mesmo?

Se por um lado o mundo perdia em ousadia, ganhava em explosão de inventividade, pois para se manter na mídia, os quatro cabeludos do Rock and Roll, soltaram petardos que eram recusados pelos parceiros nas gravações dos Beatles e, que para surpresa e desconfiança de todos, eram geniais! George Harrison foi o mais prolífico nesta primeira hora sem Beatles e nos mandou logo um álbum triplo, primeiro a ser lançado por um artista, All things must pass, discoteca básica pra quem quer entender o que estava por vir naqueles desvairados anos 70.

Não dá pra deixar de lado a contagem regressiva iniciada em 1968 para o fim dos Beatles, quando a banda capengava e dava mostras de cansaço emocional, os quatro não se toleravam, apesar de se amarem, da Revolução que veio a seguir. Isto foi um prenuncio dos anos 70, o cansaço do Rock and Roll em sua juventude, que aquela altura parecia necessitar de alguma reinvenção, para sua longevidade. Daí o surgimento da mixagem de estilos, a união entre eles arejando e fortalecendo cada vez mais o Rock and Roll, que também surgiu de um mix entre a Country Music e o Blues, o crossover tornou-se a bola da vez para que o estilo explodisse de vez em novidades, agradando e tirando os jovens de casa para a curtição! Casava-se Rock com Funk, com Soul, com Motown, com Musica Celta ou com Musica Erudita, alhos e bugalhos juntos numa mesma emoção, as experimentações abriam espaço para tudo e em todos os cantos do mundo! Até na Alemanha, surgiam grupos interessados em mostrar serviço, porem sem perder o acento germânico, diga-se de passagem. Grupos como Kraftwerk, Neu!,Tangerine Dream,Faust, Amon Dull, Can, Triumvirat, Eloy, ensaiavam seus primeiros passos no que seria a mudança e a visualização dos anos 80. Ora, mas nem começamos os 70 e já se falava em 80? Sim, com astros como David Bowie, Roxy Music, Brian Eno, Peter Gabriel, King Crimson, o futuro já batia na porta neste inicio de década.

Sim, os Beatles acabaram e junto com a desesperança do fim de uma era agridoce, veio a novidade da experimentação sem limites! Adeus aos limites e os anos 70 começaram com um olhar desconfiado, uma revolta entre os dentes e a acidez de uma era sem inocência. Os jovens agora descontentes com os regimes políticos, desafiavam autoridades e lutavam em frentes de guerras contra regimes ditatoriais em varias partes do mundo e contra a injustiça, capitaneada pela voz de um John Lennon que pós Beatles pedia para dar uma chance a Paz Mundial! Ainda existiam puristas, sim, claro, Rock and Roll ainda era o Santo Graal para a manifestação da atitude transgressora da juventude, sim, sim! Só que os anos 70 começaram cínico e o individualismo tomou conta da década e o hedonismo invadia as pistas de dança da novidade que tomaria conta de metade da década, as discotecas! Influenciaria também todo o movimento musical, a era Disco, porem, isto é assunto para outra historia! Os Beatles acabaram, porem longa vida a sua musica! A criatura foi maior que os criadores! Longa Vida ao Rock and Roll!




Escuta aí álbuns de Progs de Sucesso de 1970:




GENTLE GIANT – primeiro álbum da banda - http://www.youtube.com/watch?v=328UvOKmhM8


EMERSON, LAKE AND PALMER – primeiro album da banda - http://www.youtube.com/watch?v=LWf8GH8aP9Y


MAGMA – Kobaia – banda francesa - http://www.youtube.com/watch?v=vE69QC9GXZ4

O TERÇO - estréia da banda de ProgRock brazuca - http://www.youtube.com/watch?v=RbEPUTK-Vqs



Agora desbundou de vez!!! Inicio da Era dos mega shows em estádios e o ProgRock se introspecta também nos teatros e chega ao Brasil! Vejamos onde foi parar essa história, agora numa panorâmica mais ativa sobre o inicio da década. Apertem os cintos que nossa viagem ao centro da terra vai começar!

Da Redação

PAULO TRINDADE
Colunista Leda Rocker
curta a fanpage Leda Rocker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pelo Mundo

Publicidade

Publicidade
sua marca aqui

Colaboração Voluntária

As matérias, artigos aqui publicadas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores; suas opiniões não refletem necessariamente as de Leda Rocker.
Fotos, imagens, vídeos e afins, aqui expostos, são publicados com a permissão de seus respectivos autores e colaboradores. Assim sendo , exclusivamente trabalho colaborativo, voluntário e sem fins lucrativos.