Publicidade


"Sua Marca Aqui"

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Johny Cake entrevista: Maestro Sujo e o Sanatório Gotham



Johny C-Como surgiu esse projeto, já que o Maestro Sujo já vinha em trabalho solo e o porquê do nome da banda e do musico?
- O projeto surgiu em 2008, a ideia inicial era gravar um disco solo usando o pseudônimo de Maestro Sujo, no qual eu tocaria todos os intrumentos e eventualmente chamaria alguém pra participar das gravações. As primeiras músicas gravadas tiveram um repercussão tão boa que surgiu a necessidade de tocar ao vivo, então montei uma banda pra me acompanhar nos shows chamada Sanatório Gotham, esse formato ficou tão bom que hoje deixou de ser um projeto solo e virou uma banda mesmo, Maestro Sujo e o Sanatório Gotham. O meu pseudônimo de Maestro Sujo é uma homenagem aos maestros antigos, que por muitas vezes foram chamdos de sujos pelo seu estilo de vida marginal, e o nome da banda Sanatório Gotham é uma homenagem aos vilões do Batman.

Johny C-Da onde veio essa Idea do experimentalismo e psicodelia musical? Vocês esperavam que iria dar certo?
- Sou um artista que gosta de diversos tipos de música, seria impossivel me limitar a um gênero musical, por isso o experimentalismo é fundamental no meu trabalho. E esse experimentalismo levou a banda a uma sonoridade psicodélica, não foi de propósito, mas sim reflexo dos diversos estilos musicais entre os integrantes. E sim, eu eperava que fosse dar certo, desde o começo eu percebi que estavamos produzindo algo de qualidade e a resposta do público foi imediata.

Johny C-O que vocês esperam dessa mistura psicodélica em uma cena que busca a inovação?
- Não acho que a cena de hoje em dia busca inovação, e isso é algo ruim, pois faço uma música experimental que atinge as pessoas que procuram algo novo pra ouvir, e não é isso que acontece na nossa cena.. Mas pra ser bem sincero, eu não ligo a mínima pra isso, apenas faço música sem pensar no que a cena espera ouvir. Quem procura  mesmo a inovação com com certeza vai nos achar.

Johny C-Como está sendo a aceitação do público e da mídia especializada? Soube que musicas do projeto estiveram nos top 10 de rádios importantes.
- Está sendo ótima, a cada dia mais pessoas procuram saber sobre o nosso trabalho, as radios web estão tocando bastante, não somos amigos de pessoas influentes e nem fazemos parte de turma alguma e mesmo assim conseguimos entrar em alguns top 10 de rádios importantes, inclusive tocando em rádios FM... Isso é muito bom, sinal de qualidade e que as pessoas estão querendo ouvir.

Johny C-O que vocês procuram passar as pessoas com suas letras e com o ritmo da pscodelia?
- Que elas precisam perder o medo da perda da conciência.

Johny C-A banda já tem shows marcados pela região?
- Muitos, fazemos uma média de 3 a 4 shows por mês, nosso próximo show é dia 6 de maio no Ocidente, no sarau elétrico com a Katia Suman.

Johny C-Qual o sonho da banda?
- Poder viver só da música mas sempre fazendo um trabalho original e com qualidade.

Johny C-Como vocês se sentem ao meio dessa poderosa cena de Porto Alegre?
- Não considero a cena de Porto Alegre poderosa, ela ja foi forte há alguns anos atras.. talvez até o final da decada de 90... hoje em dia me sinto nadando contra a maré.. e isso é muito bom no meu ponto de vista.. rock n roll pra mim sempre foi nadar contra a maré, só assim algo realmente importante aparece.

Johny C-Como vocês veem a cena rock gaucha atualmente?
- Ridícula, repleto de bandas cover e um publico cada vez mais desinteressado pelo som autoral... mas a gente vai mudar isso.

Johny C-Como ocorre o processo de composição dentro do Maestro Sujo e o Sanatório Gotham?
- Eu faço todas as letras, geralmente ja tenho a música, tenho um pequeno estudio e começo gravar o que vem pela mente, aos poucos a música vai tomando forma, todos participam dos arranjos, e no final testamos como vai funcionar ao vivo... uma espécie de laboratório musical.

Johny C-Quem é o cérebro por trás das composições ou todos contribuem?
- Eu sou o compositor da banda...podemos dizer que eu sou o cerebro em relação a ideia inicial... mas a qualidade e característica da música que gravamos está nas contribuições de cada um dos integrantes. São os arranjos que fizemos em grupo que determinou o que somos hoje.

Johny C-Deixo aqui um espaço para a banda fazer suas considerações finais!
- Quero agradecer pelo convite dessa entrevista, que o programa do Johny Cake continue buscando artistas novos e com qualidade pra divulgar o trabalho.
O Maestro Sujo e o Sanatório Gotham é formado por: Maestro Sujo na voz e teclado, Guilherme Figueiredo na guitarra, Mateus Galvão na bateria e Pedrinho no baixo. Quem quiser pode baixar as músicas pelo soundcloud ( https://soundcloud.com/maestro-sujo ), pelo bandcamp ( http://maestrosujo.bandcamp.com ). Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pelo Mundo

Publicidade

Publicidade
sua marca aqui

Colaboração Voluntária

As matérias, artigos aqui publicadas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores; suas opiniões não refletem necessariamente as de Leda Rocker.
Fotos, imagens, vídeos e afins, aqui expostos, são publicados com a permissão de seus respectivos autores e colaboradores. Assim sendo , exclusivamente trabalho colaborativo, voluntário e sem fins lucrativos.